As Profissões do futuro

Tecnologia

por André Vargas

Ao longo dos anos, novas profissões aparecem enquanto outras passam a declinar gradativamente. Isso acontece por diversos motivos: evolução da tecnologia, mudança de comportamento da sociedade, novas necessidades ambientais e corporativas, alterações de processos, crises econômicas, entre outros. Alguns estudos apontam que, até 2025, um em cada três postos de trabalho será substituído por tecnologia inteligente.

Aqui estão algumas profissões que estão surgindo em função de evoluções tecnológicas e que têm um grande potencial para o futuro:

Analistas de machine learning – inteligência artificial.
Cada vez mais, alguns processos executados por humanos são substituídos por automatizações. Por isso, é extremamente importante que as máquinas e os sistemas sejam inteligentes e possuam a capacidade de aprender, a partir das interações. Para que isso seja possível, o machine learning propõe o desenvolvimento de algoritmos que, a partir de cálculos anteriores, tomem decisões e gerem resultados analíticos confiáveis. Esses analistas precisam ter experiência com desenvolvimento, banco de dados e capacidade de encontrar padrões em grandes massas de dados.

Especialista em clouding computing (Armazenamento
em nuvem)

Cada vez mais, as empresa estão optando pelas soluções em cloud. Além de permitirem uma alta disponibilidade dos dados e das aplicações, o clouding (solução na nuvem) não requer grandes investimentos em infraestrutura. Embora muito discutido, ele ainda é algo inovador no mercado de TI e, por isso, carece de profissionais especializados na solução e que orientem as empresas sobre suas vantagens, desvantagens e requisitos para sua implantação.

Epecialista em automação residenciaL

Atualmente, novos hábitos cotidianos já estão inseridos nas famílias: smart TV, smartphones, máquinas de lavar inteligentes, sistemas que integram os aparelhos eletrodomésticos da casa, aplicativos, tablets, notebooks, etc. Se, no passado, a automação dos processos era algo exclusivo de empresas, o futuro promete as mesmas necessidades nas residências. Um dos exemplos que pode ser citado é o Alexa da Amazon , Google home da Google e o Apple home, todos utilizam o conceito de internet  nos eletrodomésticos que possuem inteligência artificial e recebem comando de voz para acionar funções em casa, como: ascender uma luz , ligar um ar condicionado , programar o forno para desligar em determinado tempo e outras coisas mais.

Cientista de dados- Business Intelligence( criação de 

Dashboards/indicadores) 

Com a era dos dados introduzida pela internet, as empresas tiveram de aprender a lidar com um volume gigantesco de informações e saber como processá-los. Isso envolve análise, cruzamento, filtro, aprofundamento e análise crítica, a fim de que possam ser tomadas decisões de modo ágil e eficaz. Neste contexto, surgiu a figura do Cientista de dados, cuja responsabilidade é permitir que todo esse processo aconteça.  Esse profissional deve ser bem remunerado, pois, muitas vezes, estará lidando com dados sigilosos de clientes e empresas. A análise de dados é fundamental para tomada de decisão das empresas, pois torna possível verificar,  em tempo real, todo o andamento dos processos relacionados a ela.