O que é Marketing de Conteudo?

Marketing

por Gustavo Maciel

Em um mundo onde as pessoas buscam mais conhecimento que produtos, o Marketing de Conteúdo vem ocupando cada vez mais espaço nas empresas do mundo todo, sejam elas grandes ou pequenas.

Para se  ter uma ideia da importância do Marketing de Conteúdo, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes e 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adotá-la em breve. Esses são dados da edição 2018 da Content Trends, maior pesquisadora de Marketing de Conteúdo do país.

Afinal de contas, o que é Marketing de Conteúdo?

É uma estratégia de médio e  longo prazo para construir relacionamentos e engajar clientes de uma marca, reforçando sua autoridade perante o público.

Esse método tem como elemento principal a entrega de conteúdo relevante e promoções pagas. Isso é valioso para o consumidor, que é disponibilizado pela empresa por meio de canais digitais.

Trata-se de uma forma de comunicação direta com o público-alvo  para prospectar novos clientes, fortalecer a relação com os já existentes e gerar credibilidade para a marca.

O mais importante em se aplicar essa estratégia é seguir essas 3 primícias citadas abaixo:

1. Criação de conteúdo valioso.

O bom conteúdo não é focado em vender, mas em levar algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo. “Você atrai, cria envolvimento e gera realmente valor para as pessoas.” O conteúdo que você cria não é apenas útil, mas passa a mensagem certa ao público certo, no momento em que ele mais precisa! Você supera as expectativas, provendo um conteúdo tão incrível que seu público vai querer compartilhá-lo com outras pessoas.

Essa experiência desperta nele um “gatilho mental” de reciprocidade, o qual significa que a pessoa, envolvida pelo seu conteúdo, sentiu-se beneficiada com ele  e terá uma probabilidade bem maior de comprar, posteriormente, o seu produto.

2. Distribuição de conteúdos

Não adianta apenas criar ótimos conteúdos, postá-los e cruzar os dedos para que isso dê resultados. A parte integrante do planejamento de Marketing de Conteúdo está em saber como distribuí-lo.

É fato que um dos canais mais populares para a distribuição de conteúdo são as redes sociais. O ambiente de interação que essas plataformas oferecem tem de ser aproveitado, para aproximar sua audiência e comunicar-se com ela.

É fundamental incluir promoções pagas no seu planejamento de Marketing de Conteúdo e  fazer bom uso do seu orçamento de marketing, investindo em ações nos seus canais de distribuição, como Facebook e Google, os quais possuem boas ferramentas de anúncios e possibilitam uma alavancagem no alcance dos conteúdos. Ao mesmo tempo, é preciso ter um total controle dos gastos para não  extrapolar o orçamento.

3. Tenha consistência, regularidade

Não adianta criar e distribuir excelentes conteúdos  sem nenhuma regularidade. É ela que vai fazer com que a sua audiência cresça cada vez mais, criando uma legião de fans e seguidores.