BRASIL: UM PAÍS EMOCIONALMENTE ADOECIDO

Saúde

Seguramente, qualquer povo ou nação gosta de ser reconhecido de uma maneira positiva, boa. Esse, no entanto, ainda não é o caso do Brasil, que carrega alguns títulos nefastos. Um deles, é o de ser campeão mundial de assassinatos, respondendo sozinho por 12% dos homicídios no mundo. Esse número, revela o nível de violência a que a maioria dos brasileiros está submetida. 

Um outro, é que o Brasil é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o país com maior número de casos de depressão de toda a América Latina e, mundialmente, ocupa o impressionante quinto lugar. Ao todo, mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com essa doença, sendo esse o número de pacientes que estão registrados nas mais variadas unidades de saúde pública do Brasil, sem contar com os que aindal estão sendo tratados. 

A Universidade Harvard (EEUU) fez um levantamento no Brasil, em 18 localidades, cujo resultado mostra que a prevalência de depressão nessa nação é a maior, entre as que estão em desenvolvimento, e soma um total de 10,4% de indivíduos atingidos. Um levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo, mostrou que a taxa de mortes relacionadas a episódios depressivos, incluindo suicídios, aumentou em mais de 700%, nos últimos 16 anos no Brasil. 

A grande maioria das perícias médicas municipais mostram que, em média, 40% dos afastamentos de funcionários públicos municipais é de professores, sendo quase 70% dos casos por depressão. 

Outro componente de peso é algo que acompanha a rotina de quase todo cidadão: o estresse. Em humanos, a tensão e o nervosismo excessivo provoca a liberação excessiva de um hormônio chamado Cortisol, que é lançado no organismo e mantém-se elevado por um longo tempo, provocando grande desequilíbrio no cérebro. O resultado disso é avassalador. 

Para ler a materia completa

LEIA AQUI