Resgatando Valores POR MEIO DA ARTE

Arte

por Diana Helman

Na semana passada, os irmãos e artistas nova-iorquinos, Steven e William Ladd, apresentaram  aos alunos da Marjory Stoneman Douglas High School, os quais sofreram o trauma de um massacre que matou dezessete  pessoas, o projeto  Scrollathon. Eles vêm realizando esse trabalho, nas aulas de artes de diferentes escolas dos Estados Unidos, na esperança de ajudar os alunos a encontrarem seu valor por meio da arte.

Na semana seguinte, tive o prazer de participar desse mesmo workshop que foi oferecido aos artistas integrantes do Coral Springs Artist Guild no Coral Springs Museum of art.

Esse projeto iniciou-se no ano de 2006, em Saint Louis, Missouri, cidade natal dos irmãos Ladd. Logo em seguida, continuou expandindo-se e  integrando-se em diferentes comunidades. Ambos têm feito arte juntos, há vinte anos, e criaram a ideia do Scrollathon a partir de experiências pessoais.

Quando começamos a fazer arte, não tínhamos muito dinheiro, mas tínhamos valores, e a ideia toda veio da gente querer ensinar aos alunos nossos valores e ajudá-los a pensar sobre os valores em suas próprias vidas, disse William.

Usando rolinhos feitos com uma ou mais tiras de material de cinto, que juntos formam um padrão circular muito gráfico. Esse projeto envolve fazer duas peças diferentes de arte: um rolinho individual e uma produção de rolinhos para a arte colaborativa.

A peça individual funciona como um objeto sentimental para os alunos, onde cada pessoa escolhe duas cores que têm um significado especial e depois nomeia sua peça. Depois, cada aluno é convidado a apresentar seu rolinho na frente da turma e contar uma breve história explicando o porquê da sua peça ser significativa para ele. A produção colaborativa é criada a partir da combinação de vários rolinhos criados pelos alunos. 

Queremos que as pessoas colaborem em uma obra de arte maior que será exibida na comunidade, que mostra como várias pessoas podem se unir para colaborar, disse Steven. Essa peça de arte colaborativa foi enquadrada e será levada para o Parkland Parks and Reaction Center, no Pine Trails Park.

O projeto já envolveu mais de 6 mil pessoas em escolas, museus, instituições, e estabelecimentos prisionais.