Seis Brasileiros nas Oitavas de Final da Libertadores

Esporte

por Matheus Oliveira

Seis times brasileiros estão nas oitavas de final da Copa Libertadores da América:  Cruzeiro, Athletico-PR, Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Internacional. Esses clubes permanecem vivos na competição mais importante da América do Sul e terão cerca de dois meses para se prepararem rumo a tão sonhada conquista da Libertadores. Logo mais, em Junho, já começa a Copa América, que será realizada no Brasil este ano. Caso todos os times brasileiros vençam e passem para a próxima fase, as quartas de final serão recheadas de verde e amarelo, pois teríamos seis clubes brasileiros , entre os oito, que disputam as quartas. No papel, a estatística favorece bastante, porém, o caminho das nossas equipes não será fácil. 

O atual campeão, River Plate, será o adversário do Cruzeiro, nessa fase eliminatória, e conta com sua fanática torcida argentina no jogo de ida, para dificultar a permanência da equipe mineira na competição. Apesar disso, o clube mineiro está confiante no trabalho do seu treinador, Mano Menezes, que já está há três temporadas no cargo e tem o time nas mãos, muito bem montado e organizado taticamente.

 O Athletico-PR não esconde que está focado na Libertadores, desde o início do ano, e por isso o treinador,Tiago Nunes,  tem poupado alguns jogadores nas demais competições. O desafio do Furacão também é grande, pois enfrentará o tradicional Boca Juniors e o jogo de volta será em La Bombonera, o temido estádio da equipe argentina. O elenco milionário do Palmeiras está disposto a acabar com o longo jejum de conquistas internacionais e parece ter o caminho mais fácil das oitavas, pois enfrentará o Godoy Cruz, time argentino com pouca tradição em competições internacionais. 

O Grêmio, campeão da edição de 2017, receberá a equipe paraguaya Libertad no primeiro jogo e está confiante. Um bom resultado na Arena do Grêmio será um passo importante para que o time comandado por Renato Portalupi prossiga na competição, pois o jogo decisivo será no Estádio Defensores Del Chaco, onde o Libertad conta com sua torcida para surpreender a equipe brasileira. 

O Flamengo, que terá pela frente o Emelec, é outra equipe que assumidamente está priorizando a Libertadores e investiu milhões em contratações para colocar a mão na taça. Apesar de ter se classificado em primeiro no seu grupo, o Rubro Negro ainda não convenceu sua enorme torcida e o técnico, Abel Braga, tem sido muito criticado. Com um elenco recheado de estrelas, espera-se que o Flamengo não tenha dificuldades para superar a equipe equatoriana. 

O Internacional é outro representante brasileiro na competição que deve enfrentar dificuldades para passar de fase, pois vai enfrentar o Nacional, tradicional equipe Uruguaia. Apesar de enfrentar um adversário duro, a equipe Colorada está confiante, pois o treinador, Odair Hellmann, tem feito um bom trabalho e o jogo decisivo será no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, onde a torcida deve comparecer em massa para apoiar o time.

O canal Bein Sports transmite a Copa Libertadores para os EUA. https://www.beinsports.com