Sou Bonita?

Comportamento Espaço Mulher Mulher

por Raquel Lopes

Vivemos em uma sociedade que coloca em elevada importância a aparência física. Televisão, filmes, revistas e outdoors mostram pessoas atraentes. Vemos homens e mulheres buscando cirurgias plásticas, fazendo diferentes tipos de procedimentos estéticos, simplesmente para melhorar a própria aparência. Nossa sociedade é obcecada pela beleza física e essa obsessão tem formado uma imagem distorcida da real beleza da mulher. 

Mas o que pode fazer uma mulher ser realmente bonita? Ela pode e deve ser bela – Deus a projetou para ser assim. Sua pele, seus cabelos, seu corpo e outros traços foram criados para serem macios, bonitos e atraentes. No entanto, o aspecto físico da beleza é apenas uma pequena parte do que pode, de fato, tornar uma mulher bela. Será que somente esse aspecto a torna atraente? Claro que não. Existem também outros que compõem a beleza feminina.

Beleza exterior e interior – Nem todas as mulheres são dotadas de características físicas perfeitas, segundo alguns padrões determinados socialmente e culturalmente. Se vivermos em função desses padrões, podemos nos tornar escravos deles e sermos levados a um consumismo exagerado, que esconderá a real beleza do nosso ser. 

Felizmente, este não é o único pré-requisito para a beleza. As mulheres tendem a ser críticas em relação as suas caraterísticas e acabam decidindo que isso pode torná-las mais atraentes ou não.  Sendo que o que uma mulher faz com o que ela tem é muito importante para se enxergar bonita.  

A beleza física está realmente ao alcance de qualquer mulher. Um dos fatores mais influentes nessa área é a saúde dela. Quando uma mulher é saudável, ela tem um brilho em si mesma. Quando possue uma alma tranquila e segura, unida a um coração alegre, isso se reflete em seu rosto e adiciona cor e beleza. Se ela se esforça para seguir as leis da saúde emocional, espiritual e física, seguramente, se sentirá mais bonita.

Uma mulher atraente procura sempre manter sua aparência bem feminina. Ela deve sempre parecer mulher. Sabe combinar um bom penteado com suas roupas, sendo absolutamente desnecessário exibir seus atributos físicos. As mulheres não devem preocupar-se em copiar aquelas de revistas e outdoors para serem atraentes. Até por que, muitas delas não têm aquela aparência, elas também não se veem sempre bonitas. O corpo de uma mulher é projetado para ser atraente e estimulante para os homens e, quando ela está revelando muito de si em público, está atraindo o tipo errado de sentimentos e de atenção. 

Linda para Deus! Uma mulher, verdadeiramente, bela não é apenas por fora e por dentro, ela também é atraente para o Senhor. O modo como uma mulher olha para Deus é mais importante do que qualquer outra qualidade que ela possua, porque, um dia, sua beleza exterior desaparecerá e sua beleza interior cessará, mas a beleza com a qual Ele a vê será de muito valor quando ela estiver diante dEle. Ser bela para o Altíssimo deve ser a prioridade na lista de todas as mulheres. As Escrituras nos dão algumas pistas sobre o que Ele acha atraente nas mulheres.

Em I Pedro 3.3-4 nos diz: Não deixe que o seu adorno seja meramente exterior – arrumando os cabelos, usando ouro ou vestindo roupas finas – antes deixe que seja a pessoa oculta do coração, com a beleza incorruptível de um espírito manso e quieto, que é muito precioso aos olhos de Deus. Isso significa que uma mulher que olha para Deus sabe que os adornos não a define, mas o seu Criador, que conhece profundamente quem ela é. Ele sabe que ela tem prazer em agradá-Lo e valoriza aqueles que Ele coloca ao seu lado. A sua esperança está Nele, não nos valores sociais, mas na liberdade alcançada em Deus e na força do Seu conhecimento. É dessa esperança que ela se veste. 

O Senhor também valoriza uma mulher que O teme. Quando ela O coloca em primeiro lugar e se submete às Suas ordenanças, torna-se atraente para Ele.

Nossa sociedade valoriza muito a beleza física das mulheres, mas não compreende todos os elementos que as tornam  verdadeiramente bonitas. Se uma mulher possui apenas o aspecto físico da beleza, sem as virtudes interiores e espirituais, ela é semelhante a uma concha vazia. Sim, a beleza é como uma pérola que é construída à medida que amadurecemos e crescemos, adquirindo virtudes.  Está ao alcance de toda mulher tornar-se a bela varoa que o Senhor deseja que seja. Ela deve ser bonita por fora, por dentro e, principalmente, para Deus. Vale ressaltar um antigo adágio: A beleza está no olho de quem a vê! E refletir sobre o verdadeiro significado do belo.