Uma Viagem Transformadora

Turismo

por João Morelli Neto

Uma imagem vale mais que mil palavras” é uma expressão creditada ao cunho do filósofo chinês Confúcio e utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens. Acabou tornando-se um dito popular que tem sua aplicação plena e adequada quando falamos de viagens a países com história, cultura, filosofia e costumes diferentes dos nossos.

 Neste artigo estará em foco Israel, e mais de perto Jerusalém. Visitar a chamada Terra Santa e a Cidade do Grande Rei realmente traz a certeza de que ali existe algo de grandioso, de marcante, de inesquecível e acima de tudo transformador.

A tentativa de capturar a essência de uma terra como essa tem se revelado um desafio extraordinário. Israel é lugar de fabulosos contrastes e de beleza da paisagem, além da elegância de muitos locais fascinantes.

Jerusalém é um capítulo à parte na geografia e história mundial. A “eterna capital de Israel, está situada no centro do país, aninhada nas Colinas da Judéia. Suas pedras centenárias, impregnadas por milênios de história e seus numerosos pontos históricos, santuários e locais de culto atestam sua importância para judeus, cristãos e muçulmanos. 

Sua moderna arquitetura, seus jardins bem cuidados, as zonas industriais na periferia da cidade e os subúrbios em permanente expansão, o que está em sintonia com o conceito de desenvolvimento da indústria que se dedica à manufatura de produtos de alto valor agregado, sobretudo baseados na inovação tecnológica, como artefatos medicinais eletrônicos; produtos agrotecnológicos; material de telecomunicação; computação (hardware e software); despontando mundialmente nos equipamentos de energia solar; alimentos processados e produtos químicos sofisticados.

O incandescente fulgor de Jerusalém, dourada à luz do sol e prateada sob a luz do luar, confirmam o apelido de cidade de ouro e prata, onde andando pelas ruas pode-se observar gente vestida em todos os estilos da moda atual mesclando-se com os judeus ultra ortodoxos vestidos de negro o que faz de Jerusalém a cidade louvada pelos profetas, glorificada pela literatura e pela liturgia e cantada pelos poetas, de perto e de longe, em todas as gerações.

Sem dúvida pude entender um pouco das palavras do salmista: “…se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra a sua destreza, apegue-se-me minha língua ao céu da boca, se não me lembrar de ti, se eu não proferir Jerusalém à minha maior alegria”. (Sl 137. 5, 6)

Depois de visitar esse país por mais de 30 vezes atesto, sem dúvida, que Israel é um lugar que nos traz grande inspiração. Afinal lá ocorreram e ainda ocorrerão os eventos mais importantes para a humanidade. Além disso, ali foi o cenário onde as páginas da Bíblia foram escritas. 

Por tudo isso, eu continuo fascinado por essa terra e o convido a visitar comigo esse lugar transformador, e participar de momentos que poderão marcar sua vida para sempre.