Até onde o Medo pode me Controlar?

Artigos Comportamento

por Leidmar Lopes

Leidmar Lopes DMin., Pastor, Teólogo, BehavioralPsico-Theology, Escritor e Ceo iFOCUS Institute of Leadership and Coaching.

Quase ninguém gosta de admitir e nem mesmo falar sobre esse assunto. Imagine por um instante, se você tivesse de escolher entre ser medroso e ser destemido. Qual seria a melhor maneira de descrevê-lo? 

Você estaria satisfeito com suas escolhas ou se sentiria limitado, acuado ou talvez arrependido por não ter sido mais ousado quanto as suas decisões? 

O medo é uma emoção assustadora que, às vezes, pode deformar uma pessoa emocionalmente e impedi-la de manisfestar seu verdadeiro potencial. Quer aceitem ou não, uma grande parte da sociedade vive freada, ou na inércia de seus medos. Um grande problema de medos estanques é que, a qualquer momento, se não for superado, vai estourar como uma barragem e abalar e destruir estruturas fundamentais da vida e para a vida. 

Há pessoas que sofrem da síndrome do medo. Medo do fracasso, medo de não ser bom o suficiente e, especialmente, medo de mudanças. Devemos entender, que o medo só tem o poder que nós lhe permitimos ter, e saber que podemos aprender muito quando ele bate a nossa porta.

Verdades para lidarmos com a sombra do medo: 

Em primeiro lugar, é importante entender o porquê do medo assustar tanto. Faz parte da natureza humana temer o desconhecido. A Bíblia declara: O receio do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro (Pv 29.25).

 Considere o simples e comum medo que as crianças normalmente tem do escuro. Isso ocorre porque não sabem o que está diante delas e, quando alcançam a vida adulta, esse problema permanence. O medo de mudar e assumir riscos sozinho não é confortável e compromete a ideia de seguir em frente. Porém, a verdade que há nas Sagradas Escrituras nos diz: Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus medos (Sl 34.4).

 Pesquisas indicam que geralmente as pessoas preferem antecipar as consequências, a fim de não serem surpreendidas. Há muitas camadas de emoções associadas ao medo. Para superá-lo, é necessário cavar fundo, a fim de encontrar coragem suficiente para adentrar no desconhecido. 

Em segundo lugar, é preciso aumentar sua autoconfiança. Antes de começar a enfrentar seus medos, é essencial ter uma clara compreensão de si mesmo, dos seus limites e de sua capacidade, a fim de que você possa ser a melhor versão de você mesmo. Tenha convicções bem formadas a seu respeito. De onde você veio, de onde você está e para onde está indo. 

 A baixa autoestima pode afetar a forma como uma pessoa vê o mundo, o qual pode lhe parecer um lugar hostil, a ponto de criar para si uma mentalidade vitimizada. Pessoas com baixa autoestima muitas vezes se sentem impotentes para mudar o resultado de suas circunstâncias; isso diminui ainda mais a autoestima e pode criar um ciclo vicioso. 

Felizmente, se você não tem uma autoestima saudável, existem várias maneiras ativas de aumentar sua autoconfiança e colher os benefícios desse aumento. Tudo o que você precisa para melhorar sua autoestima, está dentro de você. É algo que precisa vir de dentro para fora. (Pv 23.7). 

Construir sua autoestima não é uma tarefa fácil, acredite-me, vai tirar todo o medo de sua vida. Creia no que diz a Palavra de Deus: Não temas que eu te ajudo (Is 41.10). Ela o ajudará a ter clareza e o motivará: Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque… eu sou contigo, por onde quer que andares (Js 1.9).

 A segurança de não estar sozinho é garantida. Se sinta importante, amado e protegido, pois o medo já não existirá mais. O Senhor diz:  No amor, não há medo; antes, o perfeito amor lança fora todo o medo (1Jo 4.18). Com isso, a certeza de que nada do passado, do presente ou do que está por vir poderá causar pavor.